Para manter um website no ar depois de desenvolvido, você terá basicamente duas despesas recorrentes para mantê-lo funcional:
O domínio é o endereço pelo qual seu site será encontrado (por exemplo: www.seusite.com.br). Este custo é anual (você também tem a opção de realizar renovação bienal, trienal, etc.), e você precisa dele para seu site ser encontrado. Essa renovação é feita junto à Registro.br, que é a entidade oficial de gerenciamento de domínios nacionais. Você também pode contratar um domínio pela própria HostGator.
Se você precisar de domínios internacionais (seusite.com), o custo é variável, e precisa ser consultado caso-a-caso.
Além do domínio, é necessário uma hospedagem (host) para “abrigar” seu site. Funciona similar a uma pasta de computador onde você guarda suas músicas, porém isso fica na nuvem, para ser acessado por qualquer pessoa na internet.
Existem diversas empresas de hospedagem, nacional e internacionalmente. Eu pessoalmente recomendo a HostGator pelo seu custo-benefício. Eles oferecem diversas funcionalidades e servidores de qualidade, por um dos preços mais baixos do mercado.
Você pode dar uma conferida nos planos de hospedagem WordPress deles neste link. Você pode se perguntar: “mas porquê devo ter uma hospedagem especializada em WordPress?“. Eu respondo: performance! Se você tiver um plano comum, é possível que seu site fique um pouco lento em alguns momentos.
“Mas Ricardo, quer dizer então que eu sou obrigado a utilizar a hospedagem que você indicou?” Mas é claro que não! Você é livre para selecionar a hospedagem que achar mais conveniente pra você.
Então é isso! Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo!